7 de set. de 2009

Epifanias

Creio que Best sellers tem razões por o ser. Todas as conspirações estúpidas de pessoas ditas ult demais para ler o que o povão lê não me contaminam. Deixo que uma boa capa me convença.
Dizem que a formula do sucesso para um livro é uma solução de hidróxido de oxigênio com bastante açucar, frases curtas e periódos de fácil entendimento. Eu acredito que seja mais do que isso. É preciso criar a tensão por trás da trama. É preciso dar aos leitores o que eles nunca terão, e mais: faze-los acreditar que terão.
Não consigo pensar que isso seria cruel, lembrando que as pessoas lêem o que querem, porquê querem. Mas como um ser racional, tanto eu, quanto você, pode se sentir realmente a par com a história? Vampiros, lobisomens, uma cidade que só chove. Há epifania nisso? Verossimilhança me parece que não.
Pessoas do século XXI já deixaram de lado a fase do ultraromantismo. Estamos modernistas demais. Antropofagiamos tudo que diz respeito a idealização do amor. Mas mesmo assim, o best seller do ano fala em amor eterno. Oswald de Andrade se retorceria neste momento.
Me parece que aquela semana da Arte de 22 não serviu de nada. Aliás. Nem a mim servira. Destruimos até a última gota a necessidade de termos principes e princesas, nem pensamos mais em uma saga em busca da alma gêmea e fazemos sim, sexo sem amor. Mas me parece que por isso mesmo que paralizamos ao ver Bella e Edward - nota-se o estrangerismo invadido de novo, mas diferente daquela Bella Epoque - seu amor puro é de causar nauseas.
E é por isso mesmo que me pergunto... Estariamos nós enganando a nossa gana em procurar o verdadeiro amor? Ainda acreditamos em um amor sublime. Por mais que queiramos entregar esses somentes em páginas de livros, como se fosse impessoal e indiferente, agora que são só escritos e nada interverem no nosso dia-a-dia. Continuamos ser independentes, botamos nossos carros sozinhas nas ruas e gritamos mais alto na bolsa de valores. Somos fortes.
Ao vacilar, eu penso. Amor seria mesmo um sinal de fraqueza?


Romeu e Julieta morreram em vão?

2 comentários:

luiz antonio dos anjos[nuquepi] disse...

tu escreve bem eim neguinha.....
=D

Bia =) disse...

haahahha, irado duda! "sucesso para um livro é uma solução de hidróxido de oxigênio com bastante açucar, frases curtas e periódos de fácil entendimento"